Laboro Blog

16 de jul. de 2007

Produtividade Pessoal na busca de Emprego

No meio da balbúrdia da Internet há muita informação interessante e muita gente fazendo coisas legais. O efetividade.net, por exemplo, é um blog muito interessante sobre produtividade pessoal. Para comemorar o primeiro ano do Blog seu autor, Augusto Campos, está promovendo um concurso de artigos que falem sobre produtividade pessoal. A idéia me pareceu tão interessante que resolvi ressuscitar esse espaço para falar um pouco sobre produtividade na busca de emprego.

No Brasil, atualmente, para cada dez pessoas pelo menos uma está desempregada. Algumas das mudanças macroeconômicas mundiais tem promovido o crescimento de diversos setores, por conseqüência estão surgindo novos empregos. Surge a questão: Como chegar a eles?

Estatisticamente sabe-se que poucos empregos são veiculados nas mídias tradicionais (jornais, por exemplo). A maioria deles são preenchidos por indicações e outras formas indiretas. Assim, cabe ao “desempregado antenado” sair do ostracismo e partir para o seu “emprego temporário”: o Job Hunter!

O Job Hunter, basicamente, faz o trabalho inverso do Head Hunter. Enquanto o Head Hunter procura executivos para a vaga, o Job Hunter procura vagas (para si ou para outrem) – o que, diga-se de passagem, pode se tornar até uma fonte de renda. Eu mesmo já tive a oportunidade de procurar empregos para amigos do meu networking, alguns quiseram me remunerar pelo trabalho.

Para que esta atividade obtenha sucesso é necessário ter planejamento, organização e disciplina para não se deixar abater na busca de uma nova colocação. Minhas 3 dicas para tal são as seguintes:

1. Comunique-se – Relacione todos os contatos possíveis, avise a todos que você está buscando emprego. Seus contatos multiplicarão seus esforços! Verifique as empresas onde seus amigos, vizinhos e parentes trabalham e tente descobrir qual a situação delas. Talvez descubra que alguma está expandindo para alguma área onde sua experiência seja relevante.

2. Mantenha-se atualizado – Leia os jornais (principalmente os eletrônicos que não tem custo). Avalie cada notícia de forma crítica. Por exemplo, se uma nova empresa está se instalando no Brasil ela precisará de - iupi - empregados! Empresas em expansão, instalando novos sites, mudando ou reestruturando-se; são potenciais fontes de empregos. Candidatos atualizados e antenados são, claro, sempre bem-vindos.

Nunca pare de estudar! Aproveite o gancho e use seu FGTS para colocar a educação em dia. Com tantos Curricula chegando aos RH´s das empresas os selecionadores tem que se utilizar de algum método de filtragem. Invariavelmente a formação acadêmica é um deles. Além disso os concursos públicos são uma alternativa.

3. Estabeleça uma rotina diária – Com o passar do tempo, há uma tendência ao desânimo e à acomodação. Cuidado! Estabeleça uma rotina de trabalho (sim, trabalho) de 8 horas. Use este período para conduzir as atividades de comunicação e para manter-se atualizado. Personalize seu Curriculum às necessidades de cada vaga. Reserve um tempo para cuidar da apresentação pessoal, afinal as entrevistas estão por vir. Verifique empresas próximas a sua residência ou outras que você tenha interesse de trabalhar e faça um contato ativo com o RH ou com o gerente da área onde tem interesse em trabalhar. Enfim, seja o que as empresas mais querem dos empregados: Pró-ativo!

Estas 3 dicas parecem simples e realmente são! A sua vantagem competitiva em elevar sua produtividade pessoal na busca de trabalho através destas práticas está em, justamente, o fato de poucos terem força de vontade para realizar esta busca que, confessemos, chega a ser tediosa e angustiante.

Bons caminhos!