9 Erros mais comuns cometidos pelos profissionais
Catho - Carreiras & Sucesso No. 134
Quais são os erros mais cometidos por profissionais durante a carreira? Falta de comprometimento, de respeito, distração. Essas são apenas algumas das mais freqüentes gafes cometidas na trajetória profissional. Muitos não conseguem encarar a carreira como uma parte importante da vida, talvez uma das mais delicadas e vulneráveis. Por isso acabam tendo atitudes que prejudicam o desenvolvimento e o sucesso profissional.
Apesar de passar cerca de oito horas por dia no trabalho, ao lado de pessoas que acabam se tornando próximas com o tempo, o profissional não pode enxergar a empresa e o ambiente corporativo como a extensão de casa - da mesma forma que é preciso ter um limite na relação com os colegas dentro desse ambiente.
Falar é muito fácil, mas a prática é diferente. É próprio do ser humano se envolver, e é assim que começam as fofocas, as caras feias, a intolerância. Resultado: estagnação da carreira, demissão.
Tomar como exemplo experiências de outras pessoas pode ajudar a fazer com que você não caia nos mesmos erros ou, pelo menos, passe a se policiar para não cometê-los. Pensando nisso, conversamos com o consultor de carreira Renato Waberski, da Thomas Case & Associados, que enumerou os nove erros mais cometidos por profissionais durante a carreira:
1. Falta de atualização: acomodação, não investir em pontos importantes como formação e idiomas e deixar de ampliar a própria rede de relacionamentos;
2. Falta de comprometimento e iniciativa: falta de interesse em áreas distintas da que atua;
3. Falar mal da empresa e do chefe: ainda mais grave quando o comentário é feito diante de fornecedores e clientes;
4. Gastar tempo ao telefone em assuntos pessoais: deixar de cumprir as tarefas por não saber dividir o pessoal do profissional;
5. Faltar com o respeito: fumar perto de quem não gosta;
6. Passar para a frente informações confidenciais: gravíssimo, principalmente se essas informações chegarem até a concorrência;
7. Distração: esquecer constantemente o que lhe é pedido;
8. Não desenvolver um bom relacionamento interpessoal: criar um clima ruim dentro da empresa;
9. Fazer comentários sobre as pessoas: falar sobre o comportamento ou a vida pessoal de colegas de trabalho e, até mesmo, da chefia.
DICAS PARA NÃO CAIR NO MESMO ERRO
O coach Luiz Antônio de Souza Neto, presidente da Comece a Viver, acredita que esses erros podem ser facilmente evitados, basta seguir algumas dicas.
1. Atualização
2. Comprometimento
3. Falar mal
4. Assuntos pessoais
5. Falta de respeito
6. Passar informações confidenciais
7. Distração
8. Relacionamento interpessoal
9. Fofocas
Agora, faça uma reflexão sobre suas atitudes e veja se você também comete esses erros. Se o resultado for positivo, atente-se às dicas e faça o máximo para não repeti-los. Se você não se enquadra nesses casos, parabéns! Espelhe-se neles e continue no caminho certo em busca do sucesso profissional.
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