Laboro Blog

5 de mar. de 2008

As três regras que todo gestor esquece

John Baldoni*

Os gestores sabem o que motiva e retém bons profissionais, mas quase todos esquecem disso, especialmente em momentos de estresse. Segue aqui um guia rápido sobre o que o gestor deve se lembrar:


- Funcionários querem produzir: Douglas MacGregor, psicólogo da Harvard, ensinou gerações de gestores que a forma como os funcionários são tratados faz a diferença. Trate-os como cães e eles irão latir no momento em que você pedir, porém irão fazer pouco mais que isso. Trate-os como pessoas e eles produzirão resultados reais. De longe, muitos gestores pensam que se eles demonstrarem aos seus subordinados um pouco de admiração, estes tentarão tirar proveito disso. Bem, alguns até irão, mas a maioria não. Irão, sim, se sentir bem em relação aos seus trabalhos. Cabe ao gestor agradar seu time e sua gente. Reconhecimento pessoal? Certamente, mas qualquer um que leia entrevistas de desligamento perceberá que funcionários satisfeitos frequentemente abandonam empregadores satisfeitos simplesmente porque eles assumem que ninguém se importa.

- Funcionários também tem sentimentos: Está tendo um dia ruim? O rapaz da contabilidade está deixando você louco porque você não completou seu relatório de despesas apropriadamente? Seu chefe está "fungando no seu cangote"? Sublime. Mas se você não conseguir, não desconte nos seus funcionários. Estudos sobre a insatisfação dos funcionários demonstram que quando os chefes são rudes, os subordinados são confusos. E se você repreender, peça desculpas prontamente. Isso dará a você uma dose de credibilidade.

- Funcionários têm vida própria: Você pode estar preocupado com seu trabalho. Você pode obter toda satisfação da sua vida galgando aquela famigerada escada, degrau por degrau. Seus funcionários podem não ser tão inclinados a isso. Para alguns, trabalho é igual à salário; para outros, é uma fonte de satisfação, nas não de toda satisfação. Respeite as fronteiras do trabalho e da vida. Logo, pense antes de jogar na mesa de um funcionário, numa sexta-feira à tarde, um trabalho equivalente a uma semana de trabalho, usando estas palavras: "Para segunda-feira de manhã, por favor".

Você pode pensar em muitas outras regras mas estas são só para começar. E já que nós estamos falando de regras, aqui vai mais uma: regras são importantes. São padrões de comportamento. Quebre-as por sua conta e risco.Você irá mais uma vez perder seus bons profissionais e ter que começar tudo de novo com recrutamento, seleção e treinamento. E isto é caro. Normalmente, 2,5 vezes o salário do contratado, de acordo com um estudo da Right Management. Logo, se você não acreditar nestas regras, lembre-se da regra que os CEOs respiram: o dinheiro fala mais alto. Quebre esta regra e tais despesas, que você poderia eliminar, podem ser eliminadas através da extinção de um único salário: o seu!

De que regras você acha que os gestores não se lembram?


Fonte: Harvard Online