Laboro Blog

17 de mar. de 2008

Fatores de sucesso nas melhores empresas para se trabalhar

Fonte: EXAME/VOCÊ S/A – Dezembro de 2006

Questão do Salário, Motivação, Satisfação e Confiança na Direção

Os salários nem sempre garantem mais satisfação e motivação do que um ambiente amistoso e de alta confiança.

Um empregado sente-se satisfeito e motivado, quando:

 

  • É reconhecido e recompensado quando faz um bom trabalho; alguns donos de empresas são rápidos em ameaçar, apertar, pressionar, mas lerdos em elogiar; quando não são mudos;
  • Tem confiança na empresa, nos donos, nos chefes, nos colegas; se existe a cultura do medo, não há confiança. A cultura do medo existe também quando os gerentes ou chefes da empresa não possuem autonomia alguma para decidir nada, para prometerem nada para seus subordinados ou cobrar nada deles, para realizar nada, sem, antes, os donos aprovarem. Em empresas assim, o único gerente ou chefe é o dono; os ditos "chefes", são, na verdade, figuras de decoração; 
  • Trabalha num lugar limpo, seguro e confortável;
  • O volume de trabalho permite que termine as tarefas no horário normal;
  • Acha justo os benefícios, o salário e a participação nos lucros da empresa (ou outra forma de participação);
  • Sente que as informações são transmitidas com clareza e rapidez;
  • É apoiado pela Direção para estudar; em alguns casos, a empresa até custeia seus estudos;
  • Quando é cobrado diariamente por tarefas realizadas, por objetivos e metas atingidas e não pelo fato de estar momentaneamente parado ou conversando com um colega (muitas vezes, até mesmo assunto de interesse da empresa). Mas as coisas não funcionam assim? Não! Em muitas empresas, empregados têm medo (a tal da cultura do medo) que alguém da direção, chefes, gerentes, os donos, os vejam conversando; até mesmo numa sala de reunião, porque isso é julgado inoperância, transgressão ou trama. Pensar, analisar, discutir, com outros colegas, assuntos da empresa, é totalmente proibido.
  • Que interesse tem um empregado para aprender onde a confiança na Direção é baixa?
  • Que confiança tem os empregados onde todos os benefícios que a empresa coloca à disposição para eles partem apenas da cabeça da Direção, não são discutidos, analisados, para se saber o que exatamente mais lhes agrada? A imposição, via de regra, mostra atitudes antidemocráticas e os empregados não compram as idéias, não participam delas. É só fazer pesquisas que os resultados mostrarão isso.

 

As 10 Melhores, pela ordem decrescente foram: Coats-Borborema (Antiga Linhas Corrente), São Bernardo Saúde, Sfil, Synteko, Masa, Unimed Missões, Zanzini, BV Financeira, Unimed S.J. Rio Preto, Volvo.

 

Zanzini Móveis (Cidade de Dois Córregos, São Paulo)– extensa lista de benefícios e mimos para com seus funcionários; vai muito além da cesta básica e dos convênios médico-odontoló gicos (quase obrigatórios, nos tempos atuais). Duas vezes por dia as copeiras distribuem suco de frutas, sorvete, café e biscoitos para todos seus colaboradores. Quem preferir ver TV ou acessar internet ou usar a área de lazer (pingue-pongue, xadrez, totó, dominó, dama), nas horas de folga, fica à vontade, pois nada é forçado. No banheiro feminino há produtos de beleza e espelhos, para aqueles retoques após a refeição ou de final de expediente. A maioria é de homem (87%).

Essa empresa não foi bem na avaliação Remuneração e Participação nos Lucros, mas foi o destaque na Satisfação, Motivação e Confiança na Direção.

 

A Masa, eleita a melhor empresa para se trabalhar de 2006, encontrou uma maneira inteligente de aumentar sua competitividade, garantir a satisfação do grupo e não comprometer o trabalho em equipe. Em 2003 criou um programa chamado Multiação, para incentivar a geração de idéias coletivas e melhorar os índices de desperdícios, qualidade, produtividade, segurança, bem-estar e cuidado com o meio ambiente.

Até hoje, o projeto já gerou 15.000 idéias (os empregados têm tempo para fazer isso), sugeridas por 104 equipes. Quem participa e chega à final, ganha pontos, que são convertidos em prêmios, como viagens, folgas, eletrodomésticos, entre outros. Cerca de 30% das idéias, em média, são factíveis de implementação e implicam em melhorias, de fato. Há um grupo para analisar a aplicabilidade imediata, a funcionalidade, a operacionalizaçã o, o custo-benefício, e são esses os parâmetros que indicam os vencedores dos prêmios. Imagine um potencial de 100, 200, 300, 500, 1.000, 10.000 pessoas tendo a oportunidade e abertura para darem idéias com relação às tarefas, atividades e rotinas que executam? E sobre a qualidade e embalagem dos produtos?