Laboro Blog

24 de mar. de 2008

Mostrem claramente o caminho

Exame | 18.03.2008
Segundo especialista em geração Y, as empresas terão de mudar para continuar
atraentes aos olhos dos novos profissionais
Por Guilherme Fogaça

EXAME A maneira como as empresas tradicionalmente premiam e treinam seus
funcionários não vale para a nova geração de executivos. A mensagem é do
consultor americano Scott Wilder, autor do recém-lançado livro Millennial
Leaders ("Líderes do milênio", sem versão para o português), que falou a
EXAME:

Quais são as características da geração Y?
São jovens que cresceram conectados à internet e estão acostumados a uma
interação com resposta em tempo real. Em meu livro, cito dados da
consultoria Rainmaker Thinking que mostram como isso se traduz na ambição
profissional da nova geração. Alguns dos principais: 74% dos funcionários da
geração Y querem ganhar mais imediatamente e 56% esperam ser promovidos
dentro de um ano.

Como as empresas devem lidar com eles?
Eles precisam de menos treinamento dentro da sala de aula e querem programas
de aprendizado que os coloquem com a mão na massa. Um acompanhamento direto
com um mentor também é eficiente para manter a ansiedade da nova geração sob
controle. Eles querem saber aonde podem chegar. Além disso, outra mudança
com bons resultados é a constante alocação desses profissionais em várias
áreas, para variar o aprendizado.

É possível conseguir que essa nova geração seja leal às empresas em que
trabalha?
Sim. Os jovens só vão mudar de emprego se sentirem que não encontram mais
oportunidades de aprendizado rápido onde estão trabalhando. Eles querem
sinais de que conseguirão obter aquilo que perseguem e de que estão
caminhando para a frente em sua carreira.__._,_._